SUBSTITUIR INGREDIENTES

Se você precisa restringir alguns alimentos na sua dieta, como leite, ovos ou farinhas (glúten), por algum tipo de alergia ou intolerância a alimentos, utilize estas regras para substituir os ingredientes das suas receitas.

LEITE INTEGRAL - Como Substituir?

 

Leite de coco – Dê preferência pelo leite de coco light, pois contém menor teor de gordura. O teor de gordura do leite de coco é mais alto que o leite integral e é mais espesso. Dilua o leite de coco com um 1/3 da quantidade de água e utilize a mesma quantidade dessa mistura no lugar do leite integral.

Leite de soja, de arroz, aveia, amêndoas ou castanhas – Eles variam em teor de gorduras e podem ser mais ou menos espessos, dependendo da sua composição. Substitua o leite integral pela mesma quantidade destes produtos. Para leites mais espessos (bebidas vegetais que recebem espessantes na sua elaboração) você pode acrescentar 1/4 de xícara de água para cada xícara de produto utilizado.

Suco de frutas – Ideal para usar como substituto do leite em bolos e tortas. De forma geral, você pode usar na mesma quantidade do leite da receita original.

Leite com baixa lactose – Para quem tem intolerância à lactose, o leite com baixa lactose é uma ótima opção já que ele é igual ao leite comum.


IOGURTE - Como Substituir?

Iogurte de soja – Utilize a mesma quantidade de Iogurte de soja.

 

Iogurte sem lactose – Utilize a mesma quantidade de Iogurte sem lactose como o Lacfree.

Leite de aveia com limão – Bata no liquidificador ½ xícara de aveia em flocos com 300 ml de água quente. Coe e adicione suco de 1 limão pequeno. A textura não será a mesma, mas o sabor lembrará o iogurte. Uma boa opção para usar em receitas como molhos para saladas ou para uso em bolos e tortas.

Iogurte caseiro - Utilize lactobacilos (sachê) e prepare o seu iogurte com leite de baixa lactose ou leite de soja.


MANTEIGA - Como Substituir?


É sempre bom lembrar que para quem tem intolerância à lactose, a manteiga pode ser usada nas suas receitas, pois ela não contém teores significativos desse açúcar.

 

Margarina ou Creme Vegetal – Cremes vegetais não contém leite em sua composição. Se você tem alergia às proteínas do leite de vaca, verifique sempre o rótulo do produto. Para substituir a manteiga em receitas, use margarina que contenha mais de 70% de lipídios.


Óleo vegetal – Opção segura para alérgicos a leite. Para cada colher (sopa) de manteiga (12g) você pode usar 1 1/2 colher (sopa) de óleo de soja, milho, girassol ou canola.

OVOS - Como Substituir?


Os ovos são ingredientes mais complexos de serem substituídos. Eles têm papel importante em muitas receitas que não podem simplesmente serem deixados de lado. Em alguns lugares é possível encontrar uma mistura pronta para substituição de ovos, bastante usada por alérgicos e veganos. Substitua ovos em receitas que levem de 1 a 2 ovos e que eles não representem uma quantidade significativa em relação a quantidade total dos ingredientes de sua receita:

Opção 1 - Substitua 1 ovo por 1 ½ colher de sopa de água + 1 ½ colher de chá de óleo + 1 colher de chá de fermento químico em pó.

Opção 2 - Substitua 1 ovo por 1 colher de sopa de farinha de linhaça misturada com 3 colheres de sopa de água (misturar e deixar descansar por 2 minutos antes de adicionar à receita).

Opção 3 - substitua 1 ovo por 4 colheres de sopa de tofu amassado com um garfo e uma colher de chá de fermento químico em pó.

Para substituir apenas claras - Substitua 1 clara por 1 colher (sopa) de agar-agar dissolvida em 1 colher (sopa) de água. Misture bem, deixe descansar por 15 minutos e misture novamente antes de utilizar.


CREME DE LEITE - Como Substituir?

O principal substituto do creme de leite é o creme de soja. Ele pode ser usado na mesma proporção do creme de leite. Porém, dependendo do tipo de receita, o sabor da soja pode ficar acentuado e o resultado não ficar bom. O ideal é que o creme de soja seja sempre usado em receitas onde haverá outros ingredientes de sabor marcante para suavizar o sabor da soja.

O chantilly vegetal pode ser usado em algumas receitas doces que levam creme de leite. Você pode usar o chantilly em cremes, mousses ou tortas geladas. O resultado é muito bom e o sabor delicioso.


QUEIJO - Como Substituir?

Queijos sem lactose são uma ótima opção para você usar em pizzas, massas, sanduíches.

Tofu, para aqueles que ainda não experimentaram, é uma boa alternativa para fazer pastas, usar em quiches e em outras receitas. Ele não derrete como os queijos de origem animal, mas pode ser usado em receitas que vão ao forno ou em receitas frias.


FARINHA DE TRIGO (Glúten) - Como Substituir?

Para os celíacos (pessoas que não toleram glúten), usar substitutos para a farinha de trigo é fundamental.

Mistura de farinhas sem glúten para uso geral: 1/2 xícara de farinha de arroz + ¼ de xícara de fécula de batata + ¼ de xícara de polvilho doce.

Mistura de farinhas sem glúten ideal para tortas e crepes: 1 ¼ xícara farinha de soja ou grão de bico + 1 xícara araruta, amido de milho ou fécula de batata + 1 xícara polvilho doce + 1 xícara farinha de arroz.

Uso de goma xantana ou de goma guar: para que suas receitas com farinhas sem glúten funcionem, a goma xantana ou guar são essenciais para dar liga à massa.

Opção 1 - Adicione ½ colher de chá de goma xantana ou guar por cada xícara do míx de farinhas que você preparar que você utilizar em bolos, biscoitos, muffins e similares.

Opção 2 - Adicione 1 colher de chá de goma xantana ou guar por cada xícara do mix de farinhas sem glúten para preparar pães, massa de pizza e outras massas que levem fermento biológico na receita.

Fonte: www.semlactose.com/index.php/2011/10/20/substituindo-ingredientes-em-suas-receitas/

Ofertas para sua Cozinha

Novatos na Cozinha

Nossa proposta é mostrar como preparar pratos do dia-a-dia de forma descomplicada, para os iniciantes na cozinha, recém-casados, jovens e amantes da culinária.

Inscreva-se no YouTube

Siga nas Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • social-instagram-new-square2-512
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest-Icon-Square-300x300

© 2018 por Novatos na Cozinha