Fermento Biológico Fresco e Fermento Biológico Seco

Optar por substituir fermento biológico fresco por fermento biológico seco pode trazer inúmeros benefícios à sua produção, diminuindo os custos e, consequentemente, aumentando seu faturamento. Essa é, sem dúvida, a escolha ideal para quem exige o máximo em qualidade na produção de pães e massas, sem abrir mão da economia.

 

O fermento fresco possuí um prazo de validade curto e precisa ser refrigerado, o que depende de espaço no refrigerador para estocagem e armazenagem. No dia a dia da produção, essas características podem gerar impasses, por exemplo, se você receber uma encomenda grande de última hora, pode acabar ficando sem o produto, em função do volume estocado, que precisa ser pequeno para não estragar. E tem mais, se você não utilizar todo fermento fresco que possui armazenado, dentro do prazo de validade, ainda pode perder o insumo e gerar prejuízos para seu negócio.

Vantagens do Fermento Biológico Seco

O fermento biológico seco tem prazo de validade maior que o fermento fresco, até dois anos, o que permite estocar por mais tempo e reduzir frequência de compras. Outra vantagem é que não precisa de refrigeração, facilitando a organização do estoque. A relação de rendimento dos produtos também é um bom motivo para substituir fermento fresco por fermento seco, já que o seco rende até 3x mais.

Como substituir Fermento Fresco por Fermento Seco?

Para substituir fermento fresco por fermento biológico seco, divida a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use 1/3 de fermento seco da quantidade indicada de fermento fresco na receita.

Exemplo: se a receita indica 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.

 

Para fazer a massa esponja: para cada quilo de farinha de trigo da receita, tire 100g e misture com o fermento seco, na quantidade indicada na receita. Acrescente um pouco de água e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes.

Ofertas para sua Cozinha

Novatos na Cozinha

Aprenda a preparar pratos do dia-a-dia de forma descomplicada. Receitas detalhadas para iniciantes na cozinha, recém-casados e amantes da culinária.

Inscreva-se no YouTube

Siga nas Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • social-instagram-new-square2-512
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest-Icon-Square-300x300

© 2018 por Novatos na Cozinha