7 Dicas Importantes

Atenção Novatos na Cozinha, apresentamos 7 dicas importantes que ninguém te conta, mas que você deveria aprender. Começar a cozinha não é fácil. Aliás, quem nunca fez um arroz "unidos venceremos" no começo da carreira?

 

Certamente com estas dicas você vai preparar as suas refeições tranquilamente, sem apelar para pratos congelados e delivery todo dia. Conheça as principais dicas para começar bem na cozinha:

Batendo ovos

1. Separe os ingredientes antes de começar o preparo
 

Uma das coisas mais frustrantes que pode acontecer é perceber que falta algum ingrediente quando você já estiver no meio da receita. Para evitar esse problema, separe todos os ingredientes antes de começar. Isso é chamado de mise-en-place, e permite que você saiba não só se tem todos os ingredientes necessários, como também a sua quantidade necessária.

2. Saiba como descongelar os alimentos de maneira correta

Congelar os ingredientes é uma boa opção para preservar os alimentos antes de preparar as receitas. Carnes e vegetais podem ser congelados por até seis meses se mantidos da maneira correta. Para usá-los, é preciso deixar que eles voltem à temperatura ambiente. A melhor maneira de fazer isso é os deixando ainda na geladeira, mas sem ser no congelador. Isso impede a multiplicação de bactérias, o que poderia acontecer se eles fossem colocados sobre o fogão.

3. Como saber se o ovo está bom?
 

Acabar com uma receita com um ovo estragado é bem desagradável. Além de precisar jogar tudo fora e recomeçar do zero, você ainda terá que lidar com um odor bem forte. Um jeito de saber se o ingrediente ainda está bom é quebrar a casca e colocar a gema e a clara em um recipiente separado dos outros ingredientes. Porém, desse modo, você ainda precisará lidar com o mau cheiro. Para evitar esse incômodo, mergulhe o ovo em um copo alto com água. Se ele boiar, jogue fora.

4 . Use fogo baixo


Como você está começando, use fogo baixo na hora de fazer suas receitas. Isso evita que o alimento cozinhe rápido demais ou que você os acabe queimando. Suas receitas irão demorar mais para ficar prontas, mas o risco de deixar o alimento passar do ponto vai ser muito menor. Então, não precisa ter pressa.

5. Refogue a cebola primeiro


Muitas receitas pedem para refogar cebola e alho antes de adicionar os outros ingredientes. Uma boa dica é colocar a cebola primeiro, já que ela tem tempo de cozimento maior. Caso os dois sejam colocados ao mesmo tempo, sua cebola ficará crua ou o alho pode queimar. E nenhuma dessas opções vai deixar o seu prato mais gostoso. Para ter mais segurança, você pode pode combinar essa dica com a anterior.

6. Como deixar o arroz mais soltinho?


Apesar de um arroz mais cremoso ser usado para fazer pratos da culinária oriental, as refeições tipicamente brasileiras pedem aquele grão mais soltinho. E para conseguir isso não é preciso nenhum superpoder, basta respeitar a proporção de 1 xícara de arroz para duas de água na hora do cozimento. Após adicionar a água, coloque o sal e deixe a panela no fogo até secar. Aí, é só passar o garfo e seu arroz estará pronto.

7. Pré-aqueça o forno antes de iniciar o preparo de bolos

 

Pré-aquecer forno é o primeiro passo na hora de fazer um bolo, sempre. Forno frio não assa nada perfeitamente e, para crescer, a massa precisa de choque térmico. O tempo mínimo de pre-aquecimento é de 10 minutos, portanto não coloque a assadeira no forno antes desse tempo. A temperatura média para assar bolos é 180˚C, mas pode variar para um pouco menos ou mais, dependendo da receita;

Ofertas para sua Cozinha